Passeios

Viajante

Minha foto
Meu caminho nesse mundo, eu sei.Vai ter um brilho incerto e louco dos que nunca perdem pouco,nunca levam pouco,mas se um dia eu me der bem,vai ser sem jogo (...)Cazuza. Uma menina comum.

domingo, 28 de março de 2010


Nessa última sexta-feira, em meio a nostalgia de dias chuvosos, resolvi assistir um documentário na NATGEO (National Geographic);no episódio "Koren Code", e acabei me deparando com uma cultura fabulosa. Numa belíssima junção de tecnologia com tradicionalismo, as famílias coreanas, mas especificamente da Coréia do Sul, unem o contexto familiar, a expansão da globalização e seus atritos, e o interesse em preservar a culinária antiga, pois mais que alimentos, para o povo coreano a sua comida é o símbolo de "vida próspera e simples".
"Na Coréia ,a comida não é simplesmente influencia na cultura,ela a define.."NatGeo.
O prato principal mostrado foi o Kimchi, feito de acelga,sal, pasta de pimenta vermelha,alho e legumes variados.Todos de maneira absoluta o comem, da corte imperial aos camponeses. Claro, com suas variações de ingredientes e mudanças no preparo, devido a separação do país em duas Coréias.
Está no ar até essa sexta-feira, 2 de Abril, às 11:00 horas e às 16:35 na NatGeo, e disponível no site programa. Vale a pena, afinal além da gastronomia, o documentário inclui também a transformação dos habitantes após os diversos atritos separatistas e conflitos internos gerados pelo capitalismo.

* Annyonghi Kaseyo! -(Adeus em coreano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário