Nessa última sexta-feira, em meio a nostalgia de dias chuvosos, resolvi assistir um documentário na NATGEO (National Geographic);no episódio "Koren Code", e acabei me deparando com uma cultura fabulosa. Numa belíssima junção de tecnologia com tradicionalismo, as famílias coreanas, mas especificamente da Coréia do Sul, unem o contexto familiar, a expansão da globalização e seus atritos, e o interesse em preservar a culinária antiga, pois mais que alimentos, para o povo coreano a sua comida é o símbolo de "vida próspera e simples".
"Na Coréia ,a comida não é simplesmente influencia na cultura,ela a define.."NatGeo.
O prato principal mostrado foi o Kimchi, feito de acelga,sal, pasta de pimenta vermelha,alho e legumes variados.Todos de maneira absoluta o comem, da corte imperial aos camponeses. Claro, com suas variações de ingredientes e mudanças no preparo, devido a separação do país em duas Coréias.
Está no ar até essa sexta-feira, 2 de Abril, às 11:00 horas e às 16:35 na NatGeo, e disponível no site programa. Vale a pena, afinal além da gastronomia, o documentário inclui também a transformação dos habitantes após os diversos atritos separatistas e conflitos internos gerados pelo capitalismo.
* Annyonghi Kaseyo! -(Adeus em coreano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário