Passeios

Viajante

Minha foto
Meu caminho nesse mundo, eu sei.Vai ter um brilho incerto e louco dos que nunca perdem pouco,nunca levam pouco,mas se um dia eu me der bem,vai ser sem jogo (...)Cazuza. Uma menina comum.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Queridos, ainda estou bem doente, mesmo assim, aqui está como prometido, um artigo sobre a crise grega, lhes confesso, de início o meu entendimento sobre o assunto era mínimo, tenho certas frustrações com a econômia, me perco nas prováveis reações e na quantidade de bancos e financiamentos cujos nomes minha modéstia não sabe pronunciar, mas principalmente quando tento assistir aos telejornais..Prefiro locais onde não se resume a história a tal ponto que parece loucura compreender...
*Agradeço as revistas de ecônomia*
Vamos por tópicos:
1)A União Europeia, "teoricamente a maior potência econômica mundial", aguardou tímida e ansiosamente a reação dos “mercados” – ou seja, essencialmente os mesmos bancos que há um ano seus governos tiveram de socorrer de seus próprios erros. Foi de completa indiferença: o euro continuou a cair, assim como as ações das empresas europeias e os títulos de dívida da Grécia e de outros países europeus: não só Portugal e Espanha, que tiveram suas classificações recentemente rebaixadas pela Standard & Poor’s, mas também a Itália, maior emissor de dívida da Europa (42% dela em mãos de estrangeiros, ante 45% da Espanha, 77% da Grécia e 80% de Portugal). - Carta Capital
2)Os países da Zona do Euro e o Fundo Monetário Internacional prometeram socorrer a Grécia com 110 bilhões de euros e seu governo aceitou o pacote. ( Imediatamente ignoraram a ideia dos 45 milhões inicias propostos, vale salientar as inúmeras reações populares e a "real" disposição dos europeus para a compressão e mudança imediata do governo)
3)Irônica e infelizmente o contrário aconteceu do que o luxemburguês Jean-Claude Juncker, presidente do eurogrupo, afirmou ; "a ajuda não será realmente necessária, bastará os fios dos bigodes europeus para acalmar os mercados e permitir à Grécia rolar normalmente sua dívida".
4) Todas as manifestações populares são compreensíveis, ainda que prejudiquem o andamento da diminuição da divida , por serem contra a firmar acordo com o FMI, entretanto é alarmante as taxas de desemprego e o constante aumento dos impostos:
desemprego de 10,3% (25,3% entre jovens de até 25 anos) arcarão com aumento de 21% para 23% no imposto sobre valor agregado (19% até Março) e de mais 10% em cigarros, álcool e combustíveis. Além disso haverá o adiamento das aposentadorias em pelo menos três anos e corte drástico em seu valor ,"tudo isso combinado com a “liberalização” dos mercados de energia e transportes e das profissões regulamentadas, o que trará tarifas mais altas e salários mais baixos" E.C.
5) Porque tantos impostos? Porque uma crise? Simples e já comumente: sonegação de impostos por parte da burguesia "realmente" rica , nesse caso, gregos com belas aquisições de capital, que geraram uma estimada quantia de 23 bilhões de euros anuais – quase 10% do PIB , em acumulos de sonegação. Um detalhe cômico: "Nas declarações ao Fisco, apenas 324 moradores dos subúrbios de Atenas admitiram ter piscina: o Google Earth mostra 16.974", enfim, muitas e grandes possas d'água.
6)Nem com a ajuda dívina do"Monte Olimpo"(morada dos deuses) os gregos vão estagnar a crise, se continuarem a ser socorridos pelos bancos internacionais, aonde os países aumentaram suas dívidas pública com o intuito de ajudar e paralelamente recebem as críticas dos próprios bancos, especulando os riscos e possíveis falências.
7) O desfecho: "Sim , nós podemos! " Há uma solução até razoável, depois de tanta balburdia, de acordo com os economista, é simplesmente regulamentar os fluxos internacionais de capitais e os mercados financeiros e colocá-los sobre cuidados. Ou como sugeriu também o jornalista-economista Antônio Luiz Costa é " dar à União Europeia uma real unidade política e fiscal, com recursos e poder de decisão para mobilizar trilhões de euros e promover os ajustes necessários, não só dos devedores, como dos credores." Que os" olhos gregos" ajudem!

Espero que tenha sido útil pessoal !

Abraços, porque agora eu tenho uma listinha de remédios coloridos para tomar... Até breve!

2 comentários:

  1. Naaanda!
    Sempre passo por aqui e nunca dá muito "tempo" de comentar... Juro que ainda mudo esse hábito. Bem, adoro teu blog porque tem sempre um pouquinho de tudo... Veja só, hoje aprendi sobre economia! aeuaehuaehauhu
    Admito que esse também não é um assunto que me empolga muito não... Mas já que (teoricamente) vivemos no mesmo mundo em que todos esses fatos acontecem, é bom pelo menos ter uma visão geral deles, né?
    Te amo muito. Melhoras!

    -Renata Menezes.

    Ps.: Já que para comentar aqui tive que ter um blog, SABE, então entrei como um antiigo blog meu... Enfim, um dia ainda o retomo. *:

    ResponderExcluir
  2. Tata! Ah, muito obrigada amiga, fico super contente por você ler meus textos, espero que continue gostando,rsrs.
    Justamente! Temos que variar um pouco, é um assunto que eu gosto mas me falta entedimento e compreensão ampla para poder discutir.
    Obrigada amor, estou tentando melhorar.

    Ah, retome seu blog, vou passar lá agora, para vê-lo, hehe, beijos, te amo.

    ResponderExcluir